5 found
Order:
  1. Notas wittgensteinianas sobre O conceito de milagre.Alison Vander Mandeli - 2013 - Fundamento 7.
    Muitos teístas argumentam que a ocorrência de milagres é prova cabal da existência de Deus. Partindo de algumas ideias de Wittgenstein, pretendo mostrar que essa postura teísta é equivocada, dado que a essência do fato milagroso seria o deslumbramento e posterior mudança de vida que ele pode ocasionar no observador e não um fenômeno inexplicável, sendo mais compreensível ao postularmos a existência de um autor divino para ele. O milagre não prova a existência de Deus, mas proporciona uma possibilidade para (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  2.  5
    Filosofia e teologia cristã.Alison Vander Mandeli & Marcelo Marconato Magalhães - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 67 (1):e38911.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  1
    Norman Malcolm Sobre o Ponto de Vista Religioso de Wittgenstein.Alison Vander Mandeli - 2022 - Revista Guairacá de Filosofia 38 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  8
    Wittgenstein, ontologia E panteísmo.Alison Vander Mandeli - 2017 - Philósophos - Revista de Filosofia 22 (2):11.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  3
    Wittgenstein sobre método teológico e predestinação.Alison Vander Mandeli - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (3):243-256.
    O artigo apresenta algumas contribuições da filosofia wittgensteiniana para a teologia filosófica. Para isso, divide-se em dois momentos. O objetivo do primeiro momento é, por assim dizer, o esclarecimento da semântica do discurso teológico. Veremos que, de acordo com Wittgenstein, a significância deste discurso depende, necessariamente, da ligação das doutrinas com performances; dito de outro modo, as sentenças teológicas só são significativas quando ligam-se às vidas dos usuários da linguagem de um ponto de vista prático e valorativo e não meramente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark